Doom - o clássico FPS encontra o novo.

Análises dos jogos de Xbox One feitas por jogadores, como você.
Senta a pua
Curtidas: 79
GamerTag: Senta a pua
GamerScore: 56842
Estado: Bahia

Qua Ago 09, 2017 10:36 pm  

Imagem

Uma Franquia Importante

Doom.
Acredito que qualquer jogador, até mesmo os mais causais, reconheçam esse nome.
Confesso que nunca fui um grande jogador do velho Doom, até porque em 1993 (época que o jogo original foi lançado) eu tinha um Mega Drive e o PC na casa de meus pais era proibido de colocar jogos pelo medo de "estragar" (e isso sempre acontecia [-D] ). Ainda assim, eu e meus irmãos instalamos e jogamos Doom o tempo que deu pra jogar.

Imagem
Capa do jogo original

Imagem
Cena durante os créditos

É inegável o quanto Doom foi importante para firmar e influenciar o genero First-Person Shooter (FPS). Era um jogo difícil, com boa variedade de armas e monstros, muito violento e com jogabilidade ágil.
Se hoje temos Halos, Call of Dutys e BFs, devemos agradecer o sucesso de Doom.

Imagem
A clássica motosserra

A História

Você controla o soldado Doom (algo como soldado da destruição/condenação) que foi acordado de uma espécie de "sono ancestral" após pesquisadores da Union Aerospace Corporation (UAC) iniciarem experimentos nas profundezas de Marte em busca de uma fonte de energia chamada Argent e criaram uma passagem entre o inferno e este planeta.

Praticamente todos os funcionários desta instalação ou foram mortos ou dominados pelos demônios que passaram habitar o local. Samuel Hyden, líder do projeto da UAC em Marte, um dos poucos sobreviventes, resolve libertar o Soldado Doom do seu "casulo" como a última esperança para derrotar os demônios.

Senti falta de cutcenes entre as missões para dar um charme maior. Na verdade, que eu me lembre, o jogo não tem qualquer cena mais trabalhada, sendo toda a história contada durante o gameplay.

A história do jogo não é nada surpreendente, mas é bem cadenciada e funciona relativamente bem na proposta brutal do mesmo. Sem contar que está totalmente localizado para o Brasil. As vozes estão boas e convincentes e as legendas sem erros que eu notasse.

Para expandir na história, o jogo conta com um banco de dados que é preenchido a medida em que explora os mundos e coleta informações sobre armas, monstros, artefatos, ambientes, personagens. Achei uma boa adição àqueles que querem se aprofundar no lore da franquia.

Imagem

A Jogabilidade

É notável o quanto os produtores do jogo quiseram manter a essência da jogabilidade original, mas ao mesmo tempo buscaram coisas novas como um sistema de progressão e evolução de armas e armadura bem atual e interessante. Sem contar com o sistema de runas.

Do clássico, podemos destacar:
- O personagem se move bem rápido (anda correndo), mesmo não havendo botão de corrida. Na verdade, todo o jogo é bem rápido (menos a tela de loading [:/] )
- Com exceção de algumas armas, não é possível mirar com zoom.
- Barra de saúde tradicional sem regeneração, sendo necessário obter itens que restauram a saúde.
- Barra de armadura como no original que também aumenta com peças coletadas ao longo do jogo.
- Boa variedade de armas realmente diferentes e muito legais de usar. Destaque para a clássica motosserra.

Do novo, vale resaltar:
- Sistema de Runas que fornecem algumas facilidades na jogabilidade e dão uma variada sutil nas estratégias de batalha.
- Implementação das Execuções Gloriosas, que são finalizações estilozas e brutais em demônios enfraquecidos que concedem mais saúde ao jogador.
- Sistema de progressão de armas e armadura através de coletáveis e desafios, permitindo aprimorá-los. Além disso cada arma tem 2 especializações diferentes que podem modificar bem a jogabilidade.
- Escalar beirada da parede.
- Potencializadores espalhados pelo cenário que dão vantagens momentâneas ao jogador, como aumento de velocidade, dano quádruplo, invencibilidade e frenesi (o melhor).

Imagem

O jogo permite escolher entre várias dificuldades, sendo que optei pela ultrassanguinário (terceira opção) e achei com um bom nível de desafio, morrendo com relativa facilidade se ficasse parado dando bobeira. Finalizei a campanha em cerca de 24h, tentando pegar a maioria os coletaveis e cumprir a maioria dos desafios. Acho que pra quem não se liga nisso, é possível terminar em umas 20h.

No geral, é bem divertido derrotar os demônios, que são bem diversificados e introduzidos paulatinamente ao longo da campanha. É gostoso de jogar e bem rápido, exigindo habilidade e movimentação constante. Porém mais para o final da campanha torna-se cansativo, principalmente porque eles vêm em hordas em pontos específicos do mapa e cada vez mais repetitivas e difíceis. Sendo assim, fica meio previsível quando os monstros aparecerão.
A luta com os bosses são divertidas.

O level design é bom, especialmente para quem procura por segredos no mapa, alguns inclusive bem difíceis.

Imagem

Rock Pesado

A trilha sonora casa bem com a brutalidade do jogo, contudo não é muito variada. Basicamente é um rock pesado nas horas de maior ação.
Como já falado, a dublagem é bem feita.

Sangue e vísceras muito bem feitos
Graficamente o jogo é muito bonito e roda liso na maioria do tempo, contudo os cenários são pouco variados, alternando basicamente entre as instalações da UAC, o vermelho deserto marciano e as profundezas do inferno (igualmente avermelhado).
Houve queda importante na taxa de quadros em momentos de grande quantidade de inimigos na tela, mas apenas 2 vezes durante todo o jogo.
Imagem

Multiplayer Consistente
Testei o multiplayer do jogo por cerca de 2 horas e gostei bastante. Divertido, rápido e com rápida curva de aprendizado, mas sofri com conexão ruim (o que não acontece em outros jogos, como Titanfall 2).
Percebi influências de jogos mais atuais, com opções de desbloquear novos atributos de acordo com seu progressão no multi.
A grande novidade fica por parte da possibilidade de se transformar em demônio durante a partida. É bem divertido.

No entanto, considero que com tantos FPS voltados pro multiplayer, não pretendo priorizar o de Doom.

Imagem

Conquistas relativamente fáceis

O jogo possui conquistas em sua maioria fáceis, mas muitas exigem paciência para coletar itens às vezes bem escondidos, outras exigem habilidade (destas eu gosto mais), como passar da primeira fase na dificuldade máxima (ultrapesadelo) ou conseguir medalha ouro em alguma a missão no modo arcade.
A parte chata é que existem conquistas que exigem participar do Multiplayer. Destas fiz as mais fáceis, que são ganhar uma partida e chegar ao nível 5. As demais exigiam mais tempo de jogo.

Veredito
Doom conseguiu a façanha de unir de maneira agradável a jogabilidade e o estilo clássico com incrementos muito atuais. É um jogo sem grandes pretensões no enredo, mas sim um jogo pra sentar e meter bala à moda antiga. O jogo torna-se repetitivo próximo do final, com hordas seguidas de inimigos, mas a à jogabilidade gostosa, com a variedade de armas e inimigos minimizam essa questão.

8,5

Imagem
Imagem
Quem curtiu esta postagem:
HelderSR, Felipevasco, freedowsRoO, jrbrunobarreto, GameStrike, rafaelgrn, TensiveCobra

jrbrunobarreto
Curtidas: 193
GamerTag: jrbrunobarreto
GamerScore: 83847
Estado: São Paulo
Contato:

Qui Ago 10, 2017 12:11 pm  

Beleza de review.

Parabéns!

O meu Doom já está instalado e só no aguardo de começar.

Como sempre falaram bem dele, assim que saiu uma promoção decente esses dias peguei sem medo.

Muito bom poder contar com a experiência da turma que realmente jogou.
Imagem
Senta a pua

Felipevasco
Curtidas: 145
GamerTag: felipevasco31
GamerScore: 48026
Estado: Rio de Janeiro

Qui Ago 10, 2017 12:19 pm  

Ótimo review é texto. Doom é fodastico, visceral; desde a jogabilidade, trilha, até a história - que mesmo contada de forma simplória é bem competente.
Imagem
Senta a pua, freedowsRoO

GameStrike
Site Admin
Curtidas: 207
GamerTag: GameStrike BR
GamerScore: 163307

Qui Ago 10, 2017 4:31 pm  

Deu até vontade de voltar a jogar, parabéns pelo belo review! [:o]
Senta a pua

rafaelgrn
Curtidas: 205
GamerTag: rafaelgrn
GamerScore: 1119950
Contato:

Qui Ago 10, 2017 4:48 pm  

E eu continuo sem espaço pra instalar no meu HD. [:p]
Preciso dar um jeito pra jogar isso logo. Ótimo review Lucas! Posso colocar ele na página?
Senta a pua, freedowsRoO

Senta a pua
Curtidas: 79
GamerTag: Senta a pua
GamerScore: 56842
Estado: Bahia

Qui Ago 10, 2017 4:52 pm  

rafaelgrn escreveu:E eu continuo sem espaço pra instalar no meu HD. [:p]
Preciso dar um jeito pra jogar isso logo. Ótimo review Lucas! Posso colocar ele na página?

Valeu, Rafael.
Pode sim, cara. [:^]
Imagem
rafaelgrn, freedowsRoO

rafaelgrn
Curtidas: 205
GamerTag: rafaelgrn
GamerScore: 1119950
Contato:

Sex Ago 11, 2017 5:34 pm  

Senta a pua, freedowsRoO, jrbrunobarreto

freedowsRoO
Curtidas: 111
GamerTag: freedowsRoO
GamerScore: 80291
Estado: Mato Grosso
Contato:

Seg Ago 14, 2017 9:32 am  

Ótimo review!

Comprei DOOM a uns 2 meses e até o momento passei apenas 2 missões, estou jogando em dificuldade mediana e com um guia de coletáveis, o jogo é bem fluido e gostoso de jogar e a história vai se desenrolando de maneira sucinta ao longo das missões, o problema é que o jogo apesar de ser uma master piece em jogabilidade e som não me prendeu, falta personagens, falta CG, falta aquela pitada de enredo para te prender e fazer com que nos importemos com o que está acontecendo e queira chegar no final, joguei apenas duas missões e um pouco do MP e jogo acaba que não passa de um corre, atira e pula frenético em todas as missões. Com certeza voltarei a jogar e vou terminar ele pois é muito gostoso de jogar, mas vou alternando com algum outro jogo pra não ficar cansativo hehe.
[<)] "Eu não jogo vídeo game, jogo XBOX!! " [<)]
Imagem
Senta a pua

•   Informação