Cities Skylines

Análises dos jogos de Xbox One feitas por jogadores, como você.
Senta a pua
Curtidas: 85
GamerTag: Senta a pua
GamerScore: 62172
Estado: Bahia

Qua Mai 31, 2017 9:27 pm  

Imagem

Cities Skylines é um jogo de simulação de cidades semelhante ao clássico Sim City. Foi uma grande surpresa sua chegada ao Xbox One. Como sempre gostei deste estilo de jogo, mas meu notebook não roda nada muito carregado, corri pra matar a saudade. E o melhor: Está em português (Pt-Br)

Objetivo:
O jogo não conta com uma história ou enredo. Seu objetivo é ser capaz de gerenciar uma cidade e torná-la próspera e com seus cidadãos felizes.

O jogo começa te permitindo escolher algumas características gerais do terreno que você irá construir: recursos naturais, disponibilidade de água, ventos. Mas são modelos padrões de terreno, então nada de personalizar a quantidade de vegetação, o relevo ou o curso dos rios como eu esperava. Não sei se isso é uma restrição do jogo no console ou se no PC é assim também.
Mas tudo bem. São diferentes opções de terreno e a depender da escolha o tipo de plantas e o modelo das construções podem variar (pelo menos comigo variou, não sei se foi coincidência).

O nível de profundidade do jogo no que diz respeito à simulação foi muito satisfatório pra mim. São muitas variáveis para se levar em conta, mas sem causar estresse e trabalho ao invés de diversão. É bem legal interferir, por exemplo, nas políticas municipais ou distritais para fomentar o incentivo ao maior grau de instrução permitindo empregos mais especializados, porém como consequência ver a a indústria reclamar pela falta de mão de obra básica.

Imagem

Jogabilidade:
Quem já jogou Sim City vai reconhecer muitas coisas e não terá muita dificuldade em se adaptar. Caso contrário, a curva de aprenaprendizado pode ser lenta. No entanto, nem tudo está desbloqueado logo de início, mas sim à medida em que a população vai aumentando.

A atualização que permitiu acelerar o tempo nos consoles foi uma ótima adição! Deixou mais divertido e menos cansativo ganhar dinheiro semanalmente.

É preciso gerenciar, por exemplo:
• Energia: É preciso escolher o modelo de geração de energia, podendo variar de usinas geradoras de energias limpas e renováveis até fontes poluidoras, porém mais baratas.
• Água e Esgoto: É possível utilizar caixas d'água ou bombear água potável dos rios e lagos e levá-la até a cidade através de tubulação. O mesmo vale para o escoamento do esgoto das construções para os rios ou lagos (sempre atentando para não contaminar a água que leva para as casas com o esgoto das mesmas).
• Zonas: É possível zonear o terreno para construções residenciais, comerciais ou industriais/escritórios. A densidade das zonas também podem variar entre baixa (p.ex casas) e alta (p.ex prédios).
• Bombeiros
• Polícia e prisão
• Clínicas/Hospitais
• Crematório/ cemitério
• Aterro sanitário/ incubadora
• Meios de transporte: ônibus e suas linhas, táxis, tren, metrô, porto, aeroporto...
• Educação: nível fundamental, médio e superior
• Pistas/estradas: essa é uma parte muito importante no jogo e decisiva na saúde da sua cidade. Uma cidade mal planejada neste ponto pode inviabilizar tudo. Devido ao engarrafamento, os bombeiros não chegam no incêndio, a polícia não chega nos crimes, as ambulâncias não chegam nas casa, o serviço funerário não consegue levar os mortos para o cemitério ou crematório, o caminhão de lixo não faz seu trabalho, as pessoas não conseguem trabalhar e no final começam a deixar a cidade (aconteceu muito comigo hahaha). Tem diversos tipos de pistas, túneis viadutos pra brincar.
• Impostos/Políticas/ Públicas/ Orçamento/Empréstimos
• Monumentos/Presentes
• Áreas de lazer

Só senti falta de uma ferramenta para modificar o relevo no console. Creio que exista uma na versão para PC.

Imagem

Distritos e Especializações:
Uma ferramenta muito legal foi a de criar distritos para poder aplicar políticas específicas para cada região da cidade. Incentivo ao ciclismo, proibição de tráfego pesado, uso recreativo de drogas... dentre outras coisas. Tudo pode ter consequência. As pessoas podem não gostar de um incentivo ao lazer perto de suas casas e aumentando o barulho noturno, por exemplo. E a proibição ao tráfego pesado em uma área da cidade pode levar ao insucesso de uma região industrial ou comercial.

As especializações são modificações que podem ser feitas nas zonas de cada Distrito. Por exemplo: Uma zona industrial básica pode ser especializada em agrícola, silvícula, mineral ou petrolífera. Mas vale levar em conta o terreno onde esta indústria está. Uma zona comercial também pode ser especializada em turismo ou lazer.

Gráficos:
O gráfico é bom, nada impressionante, mas é possível acompanhar bem de perto a vida dos Sims, o trânsito, o funcionamento da cidade. Às vezes acontecem quedas nos fps, mas nada insuportável.

Imagem

Conclusão:
Considero Cities Skylines um ótimo e diferente jogo para a biblioteca do Xbox One. É um jogo bonito, complexo e ótimo para jogar pelo streaming no PC e vendo TV. A atualização que permitiu acelerar o tempo no jogo facilitou demais a vida.
O jogo tem um forte fator replay!
Editado pela última vez por Senta a pua em Qui Jun 01, 2017 5:40 pm, em um total de 1 vez.
Imagem
Quem curtiu esta postagem:
Caffeu

freedowsRoO
Curtidas: 125
GamerTag: freedowsRoO
GamerScore: 88346
Estado: Mato Grosso
Contato:

Qui Jun 01, 2017 8:19 am  

Ótimo review! Fiquei muito interessado nesse jogo da pra jogar enquanto faz outras coisas como você mesmo disse além de que parece fácil de conquista, vou esperar alguma promoção. [8-)]
[<)] "Eu não jogo vídeo game, jogo XBOX!! " [<)]
Imagem

GameStrike
Site Admin
Curtidas: 233
GamerTag: GameStrike BR
GamerScore: 168952
Estado: Rio de Janeiro

Qui Jun 01, 2017 11:16 am  

Muito bom, parabéns.

Felipevasco
Curtidas: 163
GamerTag: felipevasco31
GamerScore: 51836

Sáb Jun 03, 2017 4:02 pm  

Joguei bastante o cities 2012 é o xl no PC, numa promoção com certeza pegarei.
Imagem

Morts
Curtidas: 17
GamerTag: Mortoxxx
GamerScore: 32090
Estado: São Paulo
Contato:

Qui Jul 13, 2017 1:08 pm  

Fiquei tentado a comprar esse jogo, sempre curti SImCity, mas pelos videos q vi na store do xone achei meio tosco...Coisas atravessando as paredes e etc..
Ta bugadão assim?

jrbrunobarreto
Curtidas: 231
GamerTag: jrbrunobarreto
GamerScore: 87692
Estado: São Paulo
Contato:

Qui Jul 13, 2017 3:00 pm  

Joguei e não notei bugs que me chamassem a atenção de forma negativa.

Só é um jogo que precisa de uma atenção e uso mais frequente pra pegar as manhas.

A inteligência do jogo é alta, as questões de causa e efeito são bem fortes e qualquer coisa que faz afeta o todo.

Já devo estar na décima cidade, ou mais, porque as primeiras sempre davam problemas que não estava preparado.
Imagem
GameStrike

GameStrike
Site Admin
Curtidas: 233
GamerTag: GameStrike BR
GamerScore: 168952

Sex Jul 14, 2017 3:24 pm  

Morts escreveu:Fiquei tentado a comprar esse jogo, sempre curti SImCity, mas pelos videos q vi na store do xone achei meio tosco...Coisas atravessando as paredes e etc..
Ta bugadão assim?

Aquela parte de clipes dos usuários na loja geralmente ou tem bugs ou coisas engraçadas. Justamente porque é quando mais as pessoas capturam vídeos, mas não pode ser usado como parâmetro pra saber se o jogo sofre cronicamente desses bugs. É sempre bom dar uma pesquisada fora da store ou ler os comentários que tem ali mais embaixo em forma de texto.
Senta a pua

Senta a pua
Curtidas: 85
GamerTag: Senta a pua
GamerScore: 62172
Estado: Bahia

Sáb Jul 15, 2017 12:37 pm  

Não presenciei bugs esdrúxulos até agora. Tem uns travamentos de câmera especialmente, mas nada sofrível.
Imagem
jrbrunobarreto

•   Informação