Máfia 3

Análises dos jogos de Xbox One feitas por jogadores, como você.
HelderSR
Curtidas: 514
GamerTag: HelderSR
GamerScore: 77440
Estado: Mato Grosso do Sul

Qua Jun 21, 2017 1:50 am  

Máfia 3

Nota: 8.5

Tempo Jogado: Infelizmente não é contabilizado no HUB.
Conquistas: 620/1000

Falar sobre Máfia 3 não é uma tarefa fácil, pois por mais que eu tenha gostado do jogo o mesmo tem suas limitações e problemas técnicos que pode ser um incomodo para você meu amigo. Os pontos positivos são o enredo, a trilha sonora e os coletáveis. Os pontos negativos são os gráficos e veja bem, não são ruins, mas faltou polimento e apresenta alguns problemas técnicos. Além dos gráficos temos a repetitividade massante em dominar os territórios, a IA fraca e bugs diversos.

Enredo

O enredo de Máfia 3 surpreende já que é voltado para o público adulto. No jogo você é Lincoln Clay, jovem negro que acabou de voltar do Vietnã e que devido fatos do destino acabou se envolvendo com a máfia local. À partir deste ponto o enredo vai desenrolando e o jogo vai ganhando forma. O jogo possui mais de um final, eu por sinal adorei o desfecho da trajetória de Lincoln Clay , me pegou de surpresa. Vou parar por aqui, nada melhor que você mesmo conferir e apreciar o enredo do jogo.

Coletáveis

Você deve estar pensando neste exato momento, coletáveis? Sim, isto mesmo, você não leu errado. O que tem de especial nesses coletáveis? A resposta é bem simples, são reais. No jogo você tem como coletáveis a revista Playboy , revista de veículos, capa dos discos de vinil , pinturas e assim por diante. Os mais tarados vão dizer que o grande destaque são as imagens digitalizadas das mulheres seminuas na época nas revistas Playboy, mas além dessas imagens temos entrevistas reais que foram dadas pelos Beatles , pelo cineasta Stanley Kubrick, pelo fundador dos Panteras Negras e assim por diante. É uma pena que tais entrevistas não tem o texto em português.

Imagem

Jogabilidade

A jogabilidade é boa, no jogo podemos correr, cover, ficar abaixo, escalar e assim por diante. A dirigibilidade também é boa, não tive problemas em dirigir os veículos. O sistema de mira não é dos melhores, mas também não compromete o jogo.

Rambo ou Stealth

O jogo nos permite ter dois tipos de abordagem , modo rambo ou stealth. Nossos equipamentos e habilidades temos possibilidade de alternar nesses dois modos a qualquer momento. Podemos assobiar para chamar a atenção de um capanga e finalizarmos ele na faca. Como também podemos chegar por trás dele e enforcá-lo. Se por algum motivo preciso chamar a atenção para mudar o foco dos capangas para um outro lugar, também é possível através de uma boneca voodu que faz barulho . Se tudo der errado, você tem minas , granadas, arma primária e secundária, molotovs para tocar o terror. A IA do jogo colabora muito para o stealth devido ao fato dos capangas em diversos momentos serem burros demais.

Trilha Sonora

Provavelmente a trilha sonora é a mais espetacular já vista em algum jogo. Só clássicos,
pois são mais de mais de 100 músicas da década de 1960. Temos The Rolling Stones, Aretha Franklin, Johnny Cash, Creedence Clearwater Revival, Beach Boys, Elvis, Jimi Hendrix e mais. Por diversas vezes eu ficava dentro do veículo esperando a música terminar, sensacional.

Gráficos

Agora começou os problemas, até então estava falando das coisas boas. Os gráficos em geral são bons, mas faltou um retoque final e aquele capricho para entregar algo mais bonito. Problemas de renderização incomoda, pois em certas ocasiões bati em outro veículo ou dei de cara com um monte de capangas que até então não estavam sendo mostrados no radar e nem na visão de observação. Deveriam ter adiado um pouco mais o jogo, feito um trabalho mais cuidadoso com as texturas, detalhes, modelagem dos personagens. Se tem uma coisa bizarra é matar o mesmo NPC várias vezes, igual Ryse que você luta com 3 caras iguais. Luzes, Sombras , efeitos de fogo ou explosões são bem feitas. Um efeito que gostei foi a chuva, ficou bacana. A modelagem dos personagens nas conversas ficou uma montanha russa, ou seja, em alguns momentos ficou bom e outros lembra bem a geração passada. Falando em problemas, a virada do dia para noite ou vice versa, meu Deus, é bizarro. Ocorre um clarão e tchan... mudou .

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Repetitividade e Máfias

Basicamente você passa a maior parte do tempo desmantelando os esquemas das quadrilhas. No jogo você vai estar interagindo com 3 chefes , cada um dando bonificações de acordo com o grau de fidelidade com o mesmo. Eu procurei balancear, mas você pode simplesmente deixar nas mãos de apenas um,
claro que isto tem consequências. Para você liberar determinado equipamento , precisa ganhar a fidelidade e escolher um desses 3 para gerenciar um determinado território. Os desenvolvedores podiam ter diminuído essa mecânica , abrindo espaço para missões mais variadas. Em algum momento você vai enjoar , fato. No meu caso foi na reta final do jogo, então mudei minha forma de jogar para rambo para não ficar enrolando nessas missões de ganhar território. Faltou criatividade por parte dos desenvolvedores.

Inteligência Artificial , física e bugs diversos

É fraca. Chega a ser sinistro os NPC`s nas calçadas, pois quando você está dirigindo mesmo o veículo estando longe dos NPC's , eles se jogam no chão. Outros que deveriam se jogar você passa tirando casca e o mesmo não faz nada. No modo stealth você mata uns 7 ou mais capangas numa moleza . Nos jogos anteriores, dependendo daquilo que você faz na frente de policiais pode dar problema. No Máfia 3 você faz um regaço e eles nem ligam. Deixou a desejar.

Já a física do jogo nem falo nada. Engraçado que tem horas que você bate o carro e ocorre o dano no mesmo. Em outros momentos o carro não sofre dano algum.

Bugs tem dos mais diversos tipos, mas só um que realmente me incomodou . Tive que reiniciar o jogo devido o fato do botão X não aparecer para pegar os itens e coletáveis.

Conclusão

Máfia 3 é um bom título mesmo com os seus problemas técnicos e suas limitações na mecânica do jogo. Está longe de ser ruim conforme a mídia especializada bateu o martelo, pois a média de acordo com o Metacritic ficou cravado em 62. Pode ser que na época do lançamento problemas eram mais contantes, deve ter saído diversos patchs corrigindo as cagadas.

Ainda está por vir um Máfia que consiga ser melhor que o Máfia 1, este sim foi um jogo inovador para sua época. Falando na franquia, muita coisa boa no Máfia 1 não apareceu no Máfia 2 e muitas coisas boas no Máfia 2 não apareceu no Máfia 3.

No Youtube , coloquem Mafia 1 vs Mafia 2, Mafia 1 vs Mafia 3, Mafia 2 vs Mafia 3, é impressionante a quantidade de ideias que foram se perdendo a cada jogo lançado.

Imagem
Quem curtiu esta postagem:
GameStrike, Felipevasco, Senta a pua

GameStrike
Site Admin
Curtidas: 233
GamerTag: GameStrike BR
GamerScore: 168952
Estado: Rio de Janeiro

Qua Jun 21, 2017 3:22 am  

Eu não poderia ter escrito uma review melhor. Apesar dos problemas, é um bom jogo. Concordo com a nota de 8.5
HelderSR

jrbrunobarreto
Curtidas: 231
GamerTag: jrbrunobarreto
GamerScore: 87692
Estado: São Paulo
Contato:

Qua Jun 21, 2017 10:27 am  

Beleza de review, parabéns.

As imagens são capturas de tela de seu jogo?

O meu já está aqui instalado, aguardando a vez.
Imagem
HelderSR

HelderSR
Curtidas: 514
GamerTag: HelderSR
GamerScore: 77440
Estado: Mato Grosso do Sul

Qua Jun 21, 2017 11:48 am  

jrbrunobarreto escreveu:Beleza de review, parabéns.

As imagens são capturas de tela de seu jogo?

O meu já está aqui instalado, aguardando a vez.

Sim. As imagens que utilizo nos meus reviews foram capturas minhas.

Tem outras de Máfia 3 no meu perfil do Xbox Dvr http://xboxdvr.com/gamer/HelderSR/screenshots
Imagem
Anonymous

•   Informação